segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ROTA DO VINHO

Oportunidade de passar o feriado hospedado na casa dos parentes, antes da viajem resolvi pesquisar sobre a região e descobri a "Rota do Vinho" em São Roque (distante 120 km de Campinas), Herança da colonização portuguesa e italiana que se instalaram na região no final do século XIX, e lá produziam de forma artesanal seus vinhos e derivados, alem dos queijos, salames e vários outros produtos.



Com a iniciativa de aproveitar o potencial turístico e gastronômico do local, foi criado a "Rota do Vinho", saindo pelo km 58 da Rod. Raposo Tavares, a rota com seus mais de 10 km por entre vales e montanhas é cheia de pequenas e grandes vinícolas, a maioria delas ainda produzindo o vinho de forma artesanal, lá o turista pode degustar a vontade  os variados vinhos, licores e coolers (lembrando: "Se beber, não dirija"). 
Encontra-se dos mais variados tipos de vinhos e preços, lembrando sempre que o vinho artesanal é um produto diferenciado, na escolha de um bom vinho deve-se levar em consideração muito mais o paladar na hora do deguste do que a aparência da garrafa ou o preço do produto, e acreditem, existem bons vinho com baixos preços.

Existem também diversos restaurantes de comidas típicas portuguesa e italiana  com os mais variados preços. Pode-se encontrar na rota, várias lojas de chocolates artesanais, queijos e salames, alem das opções de estádia em diversas pousadas com opções de passeios rurais e visitas ao vinhedo.






Um passeio para se fazer em apenas um dia (bate-volta), já que São Roque fica apenas 120 km de Campinas ou 50 km de Osasco.

 Para os que gostam de aproveitar o passeio na sua totalidade, e curtir o clima serrano do local, com temperatura média anual de 20ºC, o ideal é fechar um pacote de final de semana em alguma das pousadas. 

Fica aqui mais essa dica de passeio, posso garantir que valeu muito, tanto pelas belas paisagens, clima do local, e mais ainda pelos sabores e preços dos vinhos, garanto que para nesse natal, minha adega vai estar bem variada.

Agradecendo a hospitalidade dos primos Renato & Sylvia que nos receberam super bem no aconchego de seu lar e pudemos todos compartilhar de ótimos momentos.

Abraços.
Família Costa.

2 comentários: