terça-feira, 15 de outubro de 2013

DESMONTAGEM BARRACA QUECHUA T6.2 E T6.2 XL AIR, SEM REMOÇÃO DOS QUARTOS E PISO

 Nesse final de semana, fiz o tão prometido video da dica que reduziria o tempo de montagem e desmontagem das barracas Quéchua T6.2 e T6.2 XL AIR.
 Essa idéia surgiu meio que por acidente, quando minha esposa Andreza, em nossa acampada no Pousada Pedra Grande, na hora da desmontagem da 2" seconds XXL IIII, desmontou os quartos da mesma, e pude observar que o sistema de montagem da 2" era muito semelhante ao da T6.2.


 Em nossa Expedição Brasília, durante a acampada no Ubatan, observando a necessidade de desmontar a T6.2 e remonta-la novamente no Camping Esplanada, resolvi colocar mãos a obra e fazer o teste. Na hora da desmontagem mantive os quartos sem retira-los, a Andreza não colocou muita fé que daria certo.
 Infelizmente a acampada no Esplanda não aconteceu, mas na nossa volta no repeteco no Ubatan, durante a montagem, ela se mostrou bem eficiente, e logo depois de passado e arqueado suas varetas, assim que a barraca ficou de pé, os quartos e a fiação elétrica já estavam prontos, faltando somente colocar os colchões e o resto das tralhas para dentro.
 Pude observar também que alguns pontos (ganchos "?") se soltaram, esses foram resolvidos com as fitilhas "estrangula gato", resolvido esse problema, nas demais montagens e desmontagens feitas com a T6.2 tradicional, se mostraram muito eficientes e rápidas.
 Na T6.2 XL AIR, pude observar que o piso dela também poderia ser mantido, e assim o fiz.
 Na desmontagem, o sistema de dobra da barraca é diferente aos vídeos que a Quéchua divulga, justamente por nessa desmontagem os quartos e o piso não serem retirados.
 Fica ai mais essa dica, com nosso vídeo mostrando os detalhes da preparação e desmontagem.

Abraços.
Família Costa.


39 comentários:

  1. Ah mas isso é o máximo ! Adorei ! Não vou mais desmontar o quarto nunca mais ! Parabéns pelo vídeo e obrigada por compartilhar !
    Abraços campistas,
    Lys

    ResponderExcluir
  2. Grande Edu, ou diria Prof° Pardal...rsrs!!!

    Ficou excelente parabéns!!!

    e a barraca show de bola...

    Voadores

    ResponderExcluir
  3. Grande Edu, eu adorei a dica, pois eu imaginava como desmontar e colocar tudo dentro da bolsa, a minha acabou de chegar e se o clima permitir, quero colocar ela na grama, pois é para isso que ela veio... Sou assíduo em seu blog e adoro as dicas...

    Forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz, obrigado por acompanhar nosso Blog.
      Aproveita o encontro dias 25/26/27 para estrear a nova barracal, para quem curte dicas e trocar experiência, é uma das melhores oportunidades.
      Abraços.

      Excluir
    2. Salve Edu, cara vocês foram para o encontro e até agora ninguém postou uma foto sequer, eu antes de deitar percorri todos os Blogs para saber se postaram algo, hoje ao levantar para trabalhar novamente, e cade? isso é maldade com quem não foi... estou ansioso pelas fotos e postagens...

      Abraços e no próximo eu vou...

      Excluir
    3. Por enquanto estamos organizando as fotos, fatos e videos, logo mais sai a postagem do que foi o encontro.
      Se a curiosidade tá grande e quiser dar uma espiada nas fotos, o pessoal (participantes e organizadores) estão postando via face no "grupo dos blogs campistas"

      Excluir
  4. Grande dica....e que coragem de montar essa barraca para fazer somente o vídeo hein!!!

    Na verdade eu gostei mesmo da musica da montagem...

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae André...
      Não digo que foi coragem, foi pura anciedade mesmo de ver a barraca de pé, o vídeo foi consequencia.
      O pessoal que curtiu a infância nos anos 80, não esquece essas musicas, sou fã incondicional do Mallando, para esse ano já me programei de ver um Stand-up dele.
      Abraços.

      Excluir
  5. Grande Dica !!! Ainda não compramos a nossa.. Pois a R$ está curto, mas assim que possível irei fazer uso do Post.
    Outra coisa que gostei foi a trilha sonora ... HA GLU-GLU !!!!

    Parabéns especial para quem fez a edição !!!
    Abs a toda familia OS COSTAS e,
    PAZ

    BarracaGourmet

    ResponderExcluir
  6. Puts maravilha !!! glu glu yah yah , curti muito o video !!! no encontro ja vou usa OTIMA dica .

    ResponderExcluir
  7. Edu. Excelente dica. Vou montar a minha T4.2 XL Air lá no encontro e não tiro os quartos nunca mais. Pelo que vi no seu video, posso deitar os arcos da minha, e fazer o mesmo esquema de meia lua com tudo junto, até o piso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a T4.2 eu não conheço a montagem e desmontagem dela, mas as barracas da Quechua são muito semelhantes na maneira de prender os quartos e pisos, acredito que também pode funcionar, no encontro podemos tentar, se der certo ja fazemos mais um vídeo com essa opção da T4.2.

      Excluir
  8. estou pensando em ir para barra do una nesse dia 15 de novembro ,tomara que esteja bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximo encontro somente ano que vem sem data definida ainda, mas voce pode ir acompanhado onde o pessoal vai acampar nesse meio tempo pelo "Grupo dos Blogs Campistas" do facebook, lá tem sempre alguem programando uma acampada e deixando o convite aberto a quem interessar.
      Abraços.

      Excluir
  9. Bom dia! Gostei muito do seu video! Gostaria que você informasse a diferença da t6.2 e a t6.3 xl air. Eu já sei que uma tem porta lateral e a outra não, uma tem tapete e a outra não. Mas a minha dúvida é o tamanho. São do mesmo tamanho ou uma é maior que a outra? Obrigado?

    ResponderExcluir
  10. T6.2 e T6.3 são barracas diferente, a T6.3 seria mais próxima da 4.2xl air com um quarto a mais(dois quartos opostos e um terceiro entre eles), olhando o desenho de planta formaria um "T".
    A T6.2 e a T6.2XL Air, são a mesma barraca em formato de tunel com os dois quartos lado a lado e a varanda.
    O que muda na configuração delas é na varanda a T6.2XL Air, ganha um gomo a mais, o piso e as portas laterais, alem dos quartos que ficaram um pouco mais altos e mais largos, que a versão T6.2 comum, e o preço que varia da T6.2XL que custa R$1700,00 e a T6.2 que custa R$1100,00. Vale lembrar que o peso e a espaço oucupado pela mala delas no porta mala também pesa bastante na escolha, A bolsa da T6.2XL é enorme e pesa uns 30kg, e T6.2 comum é muito menor e pesa pouco mais de 20kg.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá primeiramente meus parabéns pelo vídeo !
    Gostaria de saber onde conseguiu comprar a T 6.2 XL Air, eu estou "doente" pra comprar ela, a família cresceu e essa barraca atende exatamente ao que eu preciso, procurei bastante por ela e várias lojas da Decathlon, mais pelo que entendi só é vendida fora do Brasil. Vamos no final do ano e caso não encontre essa vou ter que comprar a T 6.2, mesmo que contra a minha vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio.
      A minha peguei aqui na Deca de Campinas, só tinham 3, uma foi reservada p/ o sorteio no encontro (patrocinio da Quechua), e as outras 2 estavam a venda, eu nem dormi no dia que fui lá e não consegui trazer porque nem o código dela tava no sistema, medo de ficar sem.
      Pelo que soube a Quechua trouxe uma pequena quantidade dessas barracas para ver se tinha saida dela no mercado, para surpresa da Quechua, logo elas se esgotaram, agora estando consagrada a vontade dos campistas por esse modelo, acredito que a Quechua mande uma quantidade grande dela p/ venda aqui em terras tupiniquins.

      Uma dica de "custo X benefício"
      Com a chegada desse novo modelo, tem muitos campistas que tão colocando a venda suas T6.2 convencional algumas com menos de 1 ano de uso ou apenas 2 ou 3 acampadas com preços a partir de R$800,00 negociáveis.
      Vale lembrar que a bolsa da T6.2XL é enorme e ocupa um bom espaço no porta malas, no Fiesta Hatch, ela ocupa todo o porta malas, e o peso dela de 30KG, prescisam de 2 pessoas p/ carrega-la.
      O modelo convencional dela, a mala é bem menor, ocupava só metade do porta mala do Fiesta Hatch, alem de ser 10kg mais leve (20kg-T6.2 contra 30kg-T6.2XL), podendo ser carregada por apenas 1 pessoa. A quantidade de quartos são iguais para os dois modelos, somente sendo maior o espaço da varanda , um pouco mais alta e 20cm mais larga no modelo XL.

      Depois de adquirir a XL, cheguei a conclusão que fiz a compra mais pela empolgação do que pela razão, hoje eu ficaria com a 6.2 convencional do que a XL, aliás, assim que sobrar uns $$$, se aparecer uma oportunidade de ocasião, eu recompraria a 6.2 convencional.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Excluir
  12. Olá boa noite,

    Acabo de receber um email da Decathlon dizendo que na primeira quinzena de Dezembro ela deverá chegar para venda. Agora tenho que aguardar econfiar que chegue mesmo na primeira quinzena.
    abçs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito anteriormente, coloca na balança o "custo X benefício" e boas compras
      Abraços.

      Excluir
  13. Essa barraca é show. Agora tem a T4.2 XL AIR B, com algumas modificações.
    Sou de Resende, próximo à Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Meu cunhado arrendou um camping do tio dele muito bacana e grande. Cabem umas 200 barracas e ao fundo tem o rio preto.
    Caso queiram dar uma pesquisada, entrem no site: http://www.barragemscamping.visitemaua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André.
      Esse modelo da "XL AIR B" ainda não chegou ao brasil, vamos aguardar as novidades que a Deca vai trazer p/ esse ano.
      Muito bom saber que novos campins estão se abrindo depois de anos de decadência que essa modalidade de lazer teve.
      Parabéns p/ seu cunhado pela iniciativa, nesse próximo ano que tá chegando espero ter a oportunidade de ir lá dar uma conferida.
      Aproveitando a chance, dá uma olhada ai com seu cunhado para arrumar algum desconto p/ os blogueiros e seguidores do blog, que com maior prazer irão ai p/ conhecer e ajudar da divulgação e fomentação do campismo.
      Abraços.

      Excluir
  14. Adorei a dica, tenho uma T4.1b, vou testar pra ver se dá certo tb!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, não esqueça de fotografar ou filmar e divulgar, essas dicas são muito importantes para nós campistas que temos esses modelos de barraca.
      Abraços.

      Excluir
  15. Sensacional! A gente ta querendo comprar uma t6.2...a simples....recomenda? Como nao tem piso, pensei em comprar uma lona pra forrar a area toda da barraca..... ate agora usava uma ozark trail 3 pessoas mas a familia aumentou. Parabrns pelo blog e pela valiosa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exelente escolha,a idéia dessa desmontagem surgiu na minha 6.2 convencional, durante minha acampada em Uberaba, lá eu fiz o primeiro teste, depois adaptei para a 6.2XL
      Para quem me pergunta qual escolha fazer entre a 6.2 e a 6.2XL, sempre indico a 6.2, ele é menor, mais leve, e muito mais fácil de montar, alem de ter alguns camping que não oferecem espaço necessário para montagem de barracas maiores como no caso de Uberaba. e a diferença de preço que é gritante também. Depois que comprei a 6.2XL, ela tem ficado mais em casa do que me acompanahando em acampadas, acabo levando a 2" para não ter trabalho e abro mão do conforto de uma barraca maior. Se ainda tivesse a minha 6.2 simples, com certeza usaria muito mais.
      Abraços.
      Família Costa.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite pessoal.
    Comprei minha T6.2 e vou estreiá-la amanhã, no Barragen's Camping.
    Uma dúvida. Ela vem com o martelo, pata fixar a ferragem?

    ResponderExcluir
  18. E ai André, finalmente vai estrear a tão esperada barraca.
    O martelo não vem, aconselho a comprar um martelo de borracha de tamanho médio em qualquer loja de ferragem de sua preferência.
    Não tente bater os estepes com martelo de aço, pedras ou com o pé porque vão acabar entortando.
    Abraços e boa acampada.

    ResponderExcluir
  19. Ola fiquei muito feliz com o seu comentário sobre a T6.2 que fez em resposta a Liana, acabei de comprar uma e já arrependida ia trocar pela XL "contragosto ao meu marido" fique preocupada com o espaço se vai dar pra cozinhar e etc visto que não tenho gazebo.Como vcs faziam o espaço da varanda é bom ainda não montei a minha por conta da duvida da troca e outro fator que influenciou a compra é o peso da XL "meu Deus!!!!!" aquele saco precisa ser tão pesado assim!!! nós costumamos acampar em ilha grande e lá não entra carro e tem que carregar aquele peso ate o camping mais estava disposta a correr o risco Por favor me ajudem desde já agradeço e Parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce já tem a 6.2 e seu perfil é acampar onde o carro não chega, esqueça a XL. Compre uma gazebo dessas de mercado mesmo, ou leve uma lona e improvise a sua cozinha vai ser a maneira mais fácil de resolver seu problema, senão voce vai acabar com uma mega barraca guardada em casa e partir para uma 2" seconds como barraca extra.
      Outra, apesar da XL ser grande, a maioria do pessoal não usa cozinhar dentro dela, afinal lavar uma barraca desse porte é quase missão impossivél, alem de com o tempo a barraca ficar impregnada com cheiro de comida, dependendo de como e onde voce guarda ela, pode ocorrer ataque de roedores ou baratas.
      Abraços.

      Excluir
  20. Olá. Gosto de acampar e estou prestes a comprar uma barraca da Qechua 6.2. Quanto tempo é preciso para montar esta barraca (é fácil?). Me mande um e-mail: faste7777@terra.com.br. Desde já fico grato. Tenha uma semana abençoada. Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa escolha no modelo da barraca, a primeira montagem vai ser demorada, até pegar as manhas vai umas 4 ou 5 montagens, depois fica fácil, hoje eu monto a barraca em menos de 15min com a ajuda da minha esposa.

      Excluir