domingo, 13 de maio de 2012

CAMPING DO ZÉ ROQUE (PARTE 1)

Expectativas a mil, e São Pedro mandando chuva durante toda semana, eu acompanhando diariamente a previsão do tempo, feriadão de Pascoa chegando, criançada perguntando todos os dias se iamos ou não...
Simpatia do ovo na janela no meio da semana, passadinha no Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e coincidência ou não, a Santa ajudou... Ceu aberto a vista....

Escolhemos o Camping do Zé Roque em Joanópolis, pela proximidade com Campinas, apenas 100km, poucos pedágios que teriamos que pagar (apenas 10,90 na ida e 10,90 na volta), preço da diária, e por dois importantes e decisivos pontos, a cidade de Joanópolis (Capital do Lobisomem, ou como diz minha filha Isadora de 4 anos "A Cidade do Lobo Mal que é bonzinho"), e pela Cachoeira dos Pretos.
Já conhecia a cidade por outras 2 oportunidades que tive quando namorava minha atual esposa, uma em qua ficamos na Pousada Marina dos Bosques, e uma outra na Pousada do Fogão Azul, mas em nenhumas delas tinhamos conseguido chegar até a cachoeira por conta de na época a estrada ainda ser de terra, e devido a chuva, que até Jeep tinha dificuldade de acesso até lá, de teimosia ainda tentei com um velho Gol 1000 93/94 ir até onde dava, mas de tanto escorregar na lama, acabamos por desistir.

 Com informações que peguei nos sites (www.ocampista.com.br e ww.campingefamilia.blogspot.com.br), pude ter idéia do que nos esperava no camping e quais "tralhas" seriam necessárias para essa aventura, carro lotado, todos felizes, vamos acampar. 
 Chegando e Joanópolis, morrendo de fome, nos deparamos com uma Sexta-feira Santa seguida a risca pela população e mais ainda pelo comércio, típico do encanto de uma cidade do interior, sem muitas opções para comer, seguimos as placas que nos levaram a um Bistrô e Capriário, realmente o lugar era lindo, enquanto o restaurante não abria, pudemos conhecer o local do tratamento e manuseio das cabras, onde se fazia a ordenhadas e dali o leite virava queijo e outras delicias mais. O Restaurante era fino, a comida de uma qualidade e sabor imagináveis, mas como todo Bistrô, paga-se muito, come-se pouco, e com a fome de um viajante, o pouco se torna muito pouco. Não criticando o restaurante, mas achei incoerente um Bistrô de qualidade numa cidade de interior, onde o turista procura uma comida mais calórica com os requintes de um fogão a lenha e o sabor do interior.

 
 Finalmente chegamos ao camping, fomos recbidos pelo "Menino da Porteira", de uma simpatia enorme, sorridente, nos abriu a porteira. Depois de adentrar o camping, achei estranho ninguem vir nos atender ou dar explicações de como funciona o camping, fui até uma mulher que estava sentada em frente a uma salinha próximo as banheiros, não lembro o nome dela, foi nosso primeiro contato com alguem do camping, ela nos explicou onde estariam as tomadas, como funcionava os chuveiros, a questão do horário do som, e quais locais poderiam ser acampados.
Fonte: campingtotal.blogspot.com.br
A procura de um lugar para montar a barraca foi díficil, como haviamos chegado na sexta, lá pelas 14:30, o camping já estava bem habitado, queria ter ficado próximo a margem do rio, mas por já estar lotada, e eu tambem ter ficado com receio da chuva e ja ter enfretado muitas enchentes na cidade de Campinas, preferi a parte mais alta, de inicio escolhi ficar próximo a cozinha comunitária, mas minha esposa, preocupada com as crianças e mais ainda com meu pequeno, ágil e destemido Duzinho de 2 anos, que a qualquer bobeada sai correndo passando em meio aos carros em movimento e mexendo nas barracas alheias por pura e simples curiosidade, prefirimos uma área onde teriamos mais controle da situação, então fomos ao pasto ou estacionamento, era a unica área cercada para impedir algum incidente com as crianças, pois como diz um colega de trabalho "-Filho é igual a peido, só quem fez aguenta".

 Por sorte o sol da tarde projetava sombra da unica arvore que tinha no pasto para cima da barraca, coloquei a velho plástico preto no chão para evitar infiltrações e proteger o piso da barraca. Já se inclui na minha de lista de futuras aquisições ou manufatura de tralhas, um piso ecológico e uma lona amarela.
Como todo bom campista, na hora da montagem da barraca, tinha de ter o momento, do "Puts", pois é, puts, esqueci de comprar um martelo de borracha.
Logo próximo achei uma daquelas boas pedras "mata cão". que me serviu de martelo para colocação das estacas, e o solo do pasto, devido ao pisoteamento diários dos animais, estava bem compacto, o que me deu tranquilidade que numa possivel mudança de tempo com ventos fortes, pelo menos a barraca não sairia voando, por sorte isso não aconteceu;
Barraca montada, esposa enchendo os colchões inflaveis enquanto as crianças faziam deles pula-pula.
A tarde chegava e ja dava para sentir que o relógio desacelerava e o ritimo estressante da cidade já havia ficado para tráz. Meu menino Duzinho e minha Filha Isadora, detonavam o pacote de biscoito de polvilho, o que logo foi percebido pelas galinhas e pelos perus que ali ciscavam, e passaram a rodear nossa barraca a procura de migalhas.
  As vantagens de ter ficado instalado no Pasto/Estacionamento eram que dali tinhamos a vista previlegiada da cachoeira, e por só estarmos nos ali, tinhamos tambem total privacidade e tranquilidade, alem de que a cerca limitava as crianças de sairem correndo em meio aos carros ou incomodar os outros campistas. O barulho da cochoeira era constante, e variava de alto, medio ou baixo dependendo da direção do vento.


 A noite chegou, e dessa vez o "Putz", veio junto com o velho amigo de todos, o " Murphy".
1º parte o "Puts". Na confiança que minha esposa tinha pego a caixa com as tralhas necessárias para fazer nossos alimentos no camping, e com o carro superlotado, ficou para tráz o fogueiro, os temperos, os pratos, talheres e copos.
Ainda bem que o pessoal do camping nos emprestou uma churrasqueira, alguns talhares  e nos forneceram 2 sobras de sacos de carvão sem cobrarem nada por isso.
Menu do Jantar: Salsicha cozida e macarrão empapado sem tempero. Tava tão ruim a coisa que as crianças ficaram só na salsicha, nem eu consegui comer o macarrão. Consegui depois deixar as brasa em chamas e fiz umas almondegas. No final da janta de cagada joguei a sobra do óleo na churrasqueira, de cara subiu uma labareda enorme, por muito pouco minha tenda gazebo não se incendiou, e por sorte a agua que faria o café do dia seguinte, estava a mão e serviu para apagar o fogo.  
2º parte o "Morphy". Dessa vez minha teimosia fez com que o amigo indesejável Morphy desse uma passada pela nossa barraca. quem se lembra no post anterior, sobre iluminhação, fiz minhas próprias lampârinas, sistema 3B, boa, bonita e barata. Tudo certo se não fosse por um detalhe técnico, ao qual sabia e incisti em fazer, mesma sabendo que ia dar errado. Minhas lâmpadas eram de 110V, a tensão da tomada que eu puxei minha extensão, era de 220V. incisti nas lâmpadas erras e apenas com 15min. de funcionamento provocou um superaquecimento tamanho que antes mesmo de estourar os filamentos, conseguiu derreter os bocasi das lâmpadas. Mais um aprendizado com o amigo Murphy, se alguma tiver que dar errado, vai dar.
 Depois de uma tempestade vem a calmaria, no nosso caso, depois de um Blackout, vem um dia enscolarado. nada mais gostoso do que tomar um café da manhã sentindo o cheirinho do mato, da natureza, com uma vista previlegiada da cachoeira escutando o barulho da agua e dos passarinhos.
 Sobre o camping, só posso dizer que é tudo de bom.
 -Tem bastante pontos de tomadas, tanto 110V qanto 220V.
 -O fogão a lenha é otimo, mesmo não tendo tido a oportunidade de usa-lo.
 -Os banheiros são limpos várias vezes ao dia, e o chuveiro aquecido no fogão a lenha é indescritivel de tão  bom, com agua numa temperatura gostosa e relaxante.
 -O preço da diária para feriado de Pascoa foi o mais barato que eu encontrei, o acesso ao camping é bom em estradas pavimentadas, a infraestrura do camping é muito boa.
Camping Zé Roque - Joanópolis - SP.
Coordenadas para GPS 22.963477S 46.172273W
Telefone (11) 4539-3416, não tem site. 
Valor da diária : R$15,00/pessoa (consulte antes de ir)

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Beleza de estreia,Eduardo. Apesar dos imprevistos - temperos do campismo - vê-se a alegria estampada no rosto de todos e isso é o que fica. Também estávamos no Zé Roque na semana santa. Esse camping cabem os 3 Bs (bom, bonito e barato). Ótimos acampamentos pela frente.

      Excluir
    2. Eu vi sua inconfuntivel estrutura montada próximo a margem do rio, tenho acompanhado seus posts. Só não fui lá puxar um papo porque meu muleque(Duzinho)não me deu tranquilidade p/ isso, de tamanha empolgação que ele tinha a cada descoberta e novidades dessa aventura.
      Um Abraço.
      Familia Costa.

      Excluir
  2. Fala Eduardo, tudo bem? Aqui é o Daniel, do facebook/campingbrasil Cara, que trip, heim! rs. Aliás, que zica o lance do fogareiro e do fogo! Mas como bem observou o nosso amigo O Campista aí, a felicidade no rosto da gente independe até da comida! Hahahaha. Não tem o que pague bons momentos com a família assim... Você sabe que sou suspeito a falar pq também amo acampar! Se Deus quiser, uma hora a gente se esbarra nesses campings da vida e muito obrigado pela força que está dando lá na nossa página do Face. Abraço a você e a toda sua família.

    PS: Quantos anos tem o Dudu? Eu tenho um filho de três anos e estou doido para levar ele comigo para acampar, mas tenho medo dele não se adaptar...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Daniel... Tô acampanhando seu face (facebook/campingbrasil), ficou legal tambem, temos que divulgar essa parte do ecoturismo aos novos campistas e cada vez criar e incentivar novos adeptos. A melhor maneira de fazer isso é sempre levar alguem junto, acampamento vicia.
    Então, meu Dudu tem 2 anos, e a Isa 4 anos, eu tinha esse receio da adaptação tambem, tanto que minha barraca ficou uns 6 anos encostada.
    Para não ter nenhuma surpresa em relação a adaptação, eu montei minha barraca no gramado de casa, coloquei eles p/ ajudar, ficaram super contentes de ver a barraca sendo montada. Depois deixei eles brincando dentro dela e a noite eu coloquei os colchão e dormimos no jardim de casa mesmo. Ali já quebrou um pouco do receio que eu tinha em relação a eles não se adaptarem. Depois disso eu já aproveitei o feriado da Pascoa e já engatilhei esse camping no Zé Roque, só alegria...
    A primeira noite foi meio trash, por conta da empolgação das crianças, o sono demorou a chegar, teve choradeira e birra, mas na noite seguinte foi mais tranquilo.
    Alias depois do camping, as brincadeiras em casa, tem sido de acampar, toda hora tem lençol em cima dos sofas e cadeiras e a criançada embaixo preparando as caminhas p/ dormir na barraca.
    Combinar um dia de acamparmos juntos, ainda mais que voce tem criança na mesma faixa dos meus, vai ser divertido p/ eles, já fazem amizade e brincam juntos.
    Um abraço.
    Familia Costa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo, tudo bem?

    Que legal sua acampada em Joanópolis hein! Não tinha conhecimento do seu blog vi hoje quando o Daniel do Camping Brasil colocou seu link no Facebook, aliás o Daniel está fazendo um trabalho fantástico divulgando todos os blogs num só canal...

    Bem gostaria de lhe dizer que estamos muito felizes em saber que temos a partir de agora mais um amigo campista blogueiro... Adorei seus textos.... É sempre bom poder ver que mesmo com o passar dos anos as pessoas adquirem outras "responsabilidades" por "N" motivos e quando podem, ou melhor, o mais rápido que podem voltam a acampar!

    Ta de parabéns o seu blog... já sou um seguidor seu!!! Espero um dia podermos dividir uma acampada!!!

    Grande Abraço e Saudações Campistas

    Júlio e Laura (Camping Mais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado J.&L.(camping Mais).
      Tambem acompanho o blog de voces, a reciproca é a mesma.
      O Daniel do Camping Brasil tá mesmo fazendo um trabalho fantástico no seu face, uma referência de ponto de encontro de bloguistas.
      Espero trombarmos um feriado qualque nesses campings brasil a fora.
      Um Abraço.
      Familia Costa.

      Excluir
  5. OLA DANIEL....
    MUITOBOM ACAMPAMENTO !!!ESTOU ESPERANDO SO MEU BEBE TOMAR AS VACINAS, E COLOCAR MINHA CAMPING STAR PRA RODAR, ESTOU LOKO PRA ACAMPAR EM JOANOPOLIS MINHA ESPOSA ADORA ACAMPAR ......HA PARABENS PELO FACE CAMPING BRASIL...

    ABÇ JACOB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gera.
      Legal termos essa futura geração de campistas se formando agora, já tendo desde pequenos as noções sobre a natureza e o prazer de acampar e as peripécias do improviso.
      Esperamos nos trombar em algum camping e colocar essa mulecada p/ brincar.
      Um abraço.
      Familia Costa.

      Excluir
  6. Olá Eduardo!
    Li o texto inteiro e gostei muito , parabéns!
    Foi vc que comentou no blog Camping Total?
    Abraço
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu mesmo, lendo seu blog e de outros amigos resolvi fazer o meu, já acampava antes, achei legal a filosofia de levar informações e mostrar lugares legais incentivando as pessoas a prática do campismo.
      Lá no Zé Roque não conhecia ninguém, depois disso comecei a conhecer o pessoal, hoje faço parte dessa família de campistas bloguistas.
      Abraços
      Eduardo.

      Excluir
  7. Suas fotos ficaram lindas! Lá é tudo de bom, né?
    Abraços da família Leite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelah...
      Olha que essas fotos nem precisaram de photoshop nem retoques, direto da minha camera p/ o post. O lugar é realmente lindo mesmo...Adoro Joanópolis, quando ficar velhinho, vou mudar para lá...
      Abraços.

      Excluir