segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

REPETECO CAMPING ITAGUA, FÉRIAS DE JANEIRO

E ae pessoal...
Já que essa passada de ano não deu para viajar, agora no finalzinho de Janeiro e das férias resolvemos tirar o atraso das acampadas e fomos viajar, deixando a preguiça de lado, barraca nas costas, mochila no peito, inflador na mão e bike na estrada. Não necessariamente seguindo ao pé da letra essa motivação toda, afinal de Campinas a Ubatuba são quase 300Km, e nem na minha melhor forma física a 10 anos e 20kg atrás eu encararia uma pedalada dessa, a bike foi mesmo de passageira no camburão.





Uma semana antes, num churrasco na casa do amigo Ricardo (Camping & Família), resolvemos que iriamos ao Camping Ubatan de Uberaba, tentando fugir das chuvas, raios e trovões que pairavam nesse começo de ano, jogando agua em nossas barracas, mas com a melhora do tempo, das previsões e os argumentos do Ricardo, resolvemos descer a "lá praia", e decidimos pelo Camping Itágua.

Chegamos lá no comecinho da tarde de Quinta 23/01 , e rapidamente montamos nossa base com as Quéchuas 2", essa acampada queríamos aproveitar ao máximo para descansar, e abrimos mãos de boa parte das tralhas que ficaram em casa, até mesmo as refeições na maioria das vezes feita fora do acampamento, em restaurantes e lanchonetes. Ainda nesse mesmo dia passamos a tarde na praia do Tenório, já que o acesso é feito pelos fundos do camping, atravessando a pinguela sob o riacho e poucos metros de caminhada dão acesso a praia.



 Praia lotada, agua morna, Sol escaldante, mesmo na sombra dava para para sentir o Sol queimando a pele, as crianças não se incomodaram com isso e logo foram ao mar com as pranchas emprestadas da Malu (integrante caçula do Camping & Família), descobri que meu Dudu manda muito bem nas ondas, mesmo tomando alguns caldos, conseguiu dominar boa parte delas, a Isa não deixou por menos e também mandou bem na praia.
Ficamos na areia até o entardecer, cansados e queimados pelo Sol, voltamos ao camping. Nesse primeiro dia nosso jantar foi no camping mesmo, hambúrguer e refrigerante, feitos na barraca mesmo, as crianças ainda brincaram um pouco mais na playground, e logo depois desmaiaram nas barracas, os adultos ainda ficaram até mais tarde conversando e tomando cerveja e assim fechou esse primeiro dia.
Sexta-Feira, não tem dia melhor na semana, ainda pela manhã enquanto as mulheres ficaram no camping com as crianças, resolvemos sair para comprar ventiladores, o calor era tanto que até mesmo na sombra o ar quente parado dava uma sensação de mormasso.

R. Coronel Domiciliano nº275, centro Ubatuba.
 Descobrimos uma loja de ferragens no centro da cidade que nos surpreendeu pela quantidade de equipamentos de camping encontrados por lá, quem quiser a dica fica aqui, o endereço e a foto da fachada da loja. Alguns itens encontrados tinham o preço melhor que aqui pela região de Campinas, alguns itens da linha Nautika também são vendidos na loja a preços justos.
 Compramos ali também, um carrinho para transportar as cadeiras de praia e a caixa térmica, que depois de usado ainda vira mesinha.
 Passamos o restante da Sexta na praia do Tenório mais uma vez, de tão desencanado e querendo curtir o descanso, nem mesmo da câmera fotografica eu lembrei nesse dia, depois da praia, fomos todos a um restaurante de comida a Kilo, e assim evitamos o trabalho de fazer o jantar e depois lavar os pratos. A noite depois que as crianças caíram no sono, ainda curtimos uma caipirinha e muita conversa, e assim fechou nossa segunda noite.

Amanheceu o Sabadão, acordei cedo e resolvi pedalar, afinal de contas, a bike não tava ali só para fazer pagação e colocar foto no Face. Sai do camping por volta das 6:30am, o Sol ainda tímido no alvorecer me favoreceu com a brisa gelada da manhã, primeira parada foi no pier do Tamoio Iate Clube, próximo ao camping, ali consegui boas fotos do amanhecer no litoral.





 



Sem perder a empolgação, resolvi continuar a pedalada até o Aquário de Ubatuba, garantindo mais um sessão de fotos.



Missão cumprida, hora de voltar com direito a pedalada na Orla molhando o pneu da bike na agua salgada do mar, sem esquecer de passar na padoca e levar pão quentinho para a galera que ainda curtia o soninho da manhã.






Bora pedalar moçada, deixa a preguiça de lado.

Depois da pedalada e do café da manhã, resolvemos pegar mais um dia no Tenório, já que ali tínhamos acesso pelo camping e não precisavamos ficar rodando de carro, mas dessa vez, um Sabado de Sol, confirmou minha percepção durante a pedalada, de que a cidade estava lotada, e a praia mais ainda, eram gazebos sobre gazebos, o sol escaldante e a praia lotada, um de nossos vizinhos do camping, nos relatou que pagou R$70,00 para deixar reservado um gazebo na praia.

Com crianças pequenas, praia lotada e sol queimando nossas cabeças, desistimos de ficar ali, e fomos conhecer outras praias, guiados pelo Ricardo(Camping & Família), conhecedor das praias de Ubatuba, fomos conhecer a praia da Almada, o caminho até lá é muito tranquilo, estradas livres e lindas paisagens, em determinado trecho, saímos do asfalto e entramos pela encosta numa estreita e mal cuidada estradinha que dá acesso a praia, nada que nosso camburão não esteja acostumado a enfrentar.





Assim que chegamos próximos a praia, ja dava para ver que ali tambem estava cheio, os carros estacionados na estreita estradinha dificultavam a passagem entre os que queriam descer e os que subiam, acabamos deixando o carro afastado e fomos a pé até a praia. Em resumo a praia era um verdadeiro paraíso, água morna e transparente, quase uma praia Caribenho, o visual de tirar o folego, ali montamos a gazebo e passamos o dia todo, a Andreza e a Laryssa prepararam os lanches que havíamos levado, cerveja gelada na cooler, e assim foi esse Sabadão.
























Nossa idéia inicial era voltar no Domingo pela manhã, pois a volta as aulas da Isa seria na Segunda, porem no caminho de volta ao camping lá pelas 19:00, algumas estradas que davam inicio a Serra já se apresentavam congestionadas, e assim mudamos nossos planos e resolvemos curtir mais um dia de praia.

Nosso domingo teve repeteco na praia da Almada, infelizmente minha câmera caiu na areia, e para não prejudicar seu funcionamento deixamos ela fora de uso, mas posso garantir que foi mais um dia de muito Sol, muitas ondas, crianças brincando, varias cevas geladas consumidas, muito protetor solar, e a noite um churrasquinho para fechar a acampada.
Na segunda feira de manhã desmontamos nosso acampamento e voltamos para casa, as crianças esgotadas de tanta praia, caíram no sono logo no início da viajem, e só acordaram próximos da região de Campinas, e assim fechou mais uma acampada com muitas boas lembranças.

Abraços.
Família Costa

13 comentários:

  1. Olá Eduardo! - Parabéns pela matéria, muito boa de se ler. Vocês chegaram a conhecer o Camping pedras do Sino em Ilhabela? - Sei que o Ricardo do Camping e Família conheceu. A pergunta tem a seguinte motivação.Pretendemos viajar no feriadão de Abril e nosso destino esta dividido entre o itagua em Ubatuba e Ilhabela com o Pedras do Sino. Estamos colhendo informações pra nos decidirmos.Levando em conta a estrutura dos Campings, as Praias.Abraços querido! - achei que tivesse ido acampar de Bike, pela primeira foto com a barraca nas costas! Hàáááá - era pegadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Flávio...melhor, Ié-ié para todos...
      Então, o Pedra do Sino eu ainda não conheço, quem foi disse ser muito bom, é um dos lugares que ainda pretendo ir nesse ano, o que me faz colocar na balança e acabar mudando de idéia, em relação a Ilha Bela, são as questões da travessia de balsa, e enxame de pernilongos que todos revelam ter por lá, alem de preços abusivos de estacionamento, mercado e camping praticados por lá, afinal de contas lá voce esta literalmente "ilhado", sem muitas opções.
      O Itagua tem a grande vantagem de estar no centro, dá p/ ir andando a padaria, mercado e outros lugares, e os preços na região não são tão abusivos, até loja de equipamento de camping nós achamos por aqui.
      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
    2. Parabéns pelo post. Ótimo. No feriado de abril to querendo dar um pulo na no Itagua, em ilhabela conheço o Camping Canto Grande, muito bom, pé na areia e uma ótima estrutura, porem os pernilongos são ferozes mesmo por lah, pra mim é tranquilo, mais a minha patroa não curti.
      Obrigado pelo post.
      Abraços,
      Saimon

      Excluir
    3. Pernilongo é sempre um incomodo, nós deixamos aqueles repelentes elétricos "45 noites" comuns ligados direto dentro da barraca, e quando não tem jeito apelamos p/ os repelentes de passar na pele.
      Não si o que é pior, o pernilongo ou a esposa reclamando do pernilongo...acho que essa regra é geral....
      Abraços.

      Excluir
  2. èh....Também foi uma pegadinha! - Não assinei a pergunta!! - Flávio e Familia Indaiatuba! - abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post Edu, fiquei admirado tamanha disposição em acordar cedo e sair para pedalar, nos dias em que por lá ficamos acampados, o mais cedo que consegui acordar foi as 08:00, he he he, o Itaguá é um camping sensacional, as crianças adoram, as fotos ficaram show!!! E a loja descoberta é uma adicionada para a proxima acampada de final de ano.
    Abraços, Nando Campista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa minha disposição toda só durou um dia, o restante dos dias acordei mesmo por volta das 9:00am, conseguimos montar a barraca pegando a sombra da manhã.
      A loja de pesca é muito show, ate comentei com o Ricardo, que ali era o nosso 1,99 masculino, seu até p/ tentar compreender porque a mulherada fiça tanto nas lojas e sai sem levar quase nada.
      Achamos ali colchoões inflaveis, infladores elétricos, mini ventiladores e varios outros artigos que normalmente vemos na Decathon e no Mundo Terra, alguns até com preços mais honestos.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá Eduardo !
    Pensando sob esta óptica, das opções, realmente o Itagua nos deixa mais a vontade.Em feriados a Ilha fica cheia e os preços sobem vertiginosamente. O ideal seria ir fora de períodos concorridos, mas é sempre difícil encaixar isso com a agenda nossa de cada dia! - abração meu querido, quem sabe nos encontramos ao vivo em alguma acampada neste ano.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigado, nossa maior motivação e saber que conseguimos agradar nossos leitores.

      Excluir
  6. Sou campista iniciante com minha esposa e depois do 1º camping com ela comecei a pesquisar para aprender mais e estruturar o próximo que será com a Queshua T 6.2 XL AIR, um sonho a ser realizado. Onde achei as informações mais detalhadas e dicas foi em seu Blog e do Camping e Familia. Parabéns e espero nos encontrarmos algum dia!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que ajudamos de alguma forma, excelente escolha de barraca.
      O pessoal do Camping e família são nossos amigos/vizinhos aqui de Campinas.
      Temos um grupo no face (grupo dos blogs campistas). Participe do grupo e fique por dentro das acampadas que estão sendo agitadas por essa turma sedenta por acampar, com certeza na Páscoa vai rolar acampada, esperamos encontrar vocês nos camping por ai.
      Abraços.
      Família Costa.

      Excluir